sexta-feira, 1 de junho de 2012


Isso mesmo Dani! 





Olha aqui a minha garrafinha água é bom d+ mais sem contar que temos que consumir bastante.

Fibras para o seu Intestino!


Fibras para o seu Intestino
As fibras alimentares são nutrientes essenciais na nossa alimentação, devido às suas ações benéficas no organismo e a relação entre o seu consumo e a prevenção de doenças. Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar do brasileiro, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos fontes de fibras, principalmente nos grandes centros urbanos.A correria do dia-a-dia contribui para que ocorra um maior consumo de produtos refinados, menor freqüência de alimentos naturais na dieta e a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.
A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal (prisão de ventre), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30 gramas para um adulto saudável) com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolver tais patologias.
As indústrias de alimentos, aproveitando a oportunidade, invadiram as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis. Ao se deparar com um número grande de produtos, é comum surgirem dúvidas, como: O que escolher? Por que devo aumentar a ingestão de fibras na alimentação? Como posso obter a quantidade diária de fibras recomendada através do consumo de alimentos naturais?
As fibras alimentares são componentes das paredes dos vegetais, não digeridos pelas enzimas do sistema digestivo humano, portanto não fornecem calorias. Esses nutrientes pertencem ao grupo dos carboidratos, encaixando-se na categoria dos polissacarídeos (carboidratos complexos).
Agora, para ficar mais fácil de você entender, fizemos um resumo que traz os tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:

Tabela Fibras

3 comentários: